Como ter auto-controle

19 jul

“Todo atleta em tudo se domina…”Cor. 9:25 ”

Inicio aqui um estudo de fundamental importância para mim. Não quero apenas falar o que é auto-controle, mas criar receitas, experimentos, métodos para ele.

 

 

Como cidade sem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” Pv 25:28 disse o Rei Salomão. Porém eu digo: conter i o espírito ou conter a carne? Creio que é a carne quem tem inclinações para o prazer e não espírito (falando espiritualmente), mas de um modo mais aprofundado eu diria que todo o poder se concentra em nosso cérebro. É ele que domina tanto o querer quanto o evitar. Na verdade, penso que um hemisfério de nosso cérebro anseia pelo prazer, e este mesmo hemisfério é o que chamamos de “a carne”. Enquanto o outro hemisfério é o responsável pela razão, o que chamo de “espírito”.

Existem muitas pessoas que tem auto-controle e não são cristãos. O que quero dizer é que precisamos parar de colocar essa responsabilidade sobre as costas de alguma divindade e assumirmos o controle e o risco de nossas vidas. Nos esforçarmos, sangrarmos, gemermos até que o consigamos. Paciência e Persistência ainda que dure uma vida toda são os ingredientes necessários para alcançarmos esta virtude.

 

Agora que já citei minhas considerações, convém que eu pesquise sobre o método.

Minha primeira experiência será realizada com o conselho de Paulo: “Todo atleta em tudo se domina…”Cor. 9:25 ”. Se todo atleta em tudo se domina, logo devo me tornar um atleta pra verificar o progresso desta experiência.

Deixe um comentário

