O que significa amar a si mesmo?

16 jul

Parece até egoísmo dedicar este Blog a mim mesmo e considerar-me o meu melhor amigo, mas é que estou aprendendo o segundo dos 10 mandamentos: amar ao próximo “como a si mesmo”. Este mandamento parece estar de trás pra frente na ordem das ações. Primeiro eu devo amar a mim mesmo, para depois amar o meu semelhante. Creio que este algoritmo só pode funcionar nesta ordem. Os 10 mandamentos são tão simples, mas possuem as chaves de toda a Bíblia, e geralmente não damos importância ao que é simples, nos preocupando muito mais com coisas complexas e perdendo a visão do que realmente é importante. Isto é um grave defeito que temos. “É através de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas”. Lembro-me também da ordem de Moisés quando o povo estava sendo infligido por uma doença e ele aconselhou que se todos olhassem para a serpente de metal ficariam curados, mas o povo não deu importância por ser algo tão pouco e tão simples.

A maioria de nós não sabe o que isto significa, muitas vezes lemos, mas passamos despercebidos e cometemos destarte um erro gravíssimo. este mandamento é como uma pedra fundamental, sem a qual a construção nao pode manter-se em pé de modo algum.

Amar a si mesmo na prática é fazer o seguinte: Imagine que você tem um filho que ama tanto e voce é um pai super compreensivo. quando ele erra, voce prontamente o perdoa, o entende e o incentiva a ficar bem. voce nao o critica e nao fala palavras grosseiras com ele pq voce o ama. agora imagine que este filho é voce mesmo. toda vez que voce errar pratique isto e medite sobre esta nova visão.

ghbn

Deixe um comentário

